- Cerimônia contou com a participação da 1ª turma de Arquitetura e com os primeiros formandos do Passaporte Universitário
- Confira mais fotos da Colação de Grau 2022.2
“Cê vai atrás desse diploma, com a fúria da beleza do sol, entendeu? Faz isso por nós, faz essa por nós. Te vejo no pódio”. Apesar de apenas uma canção, as palavras do rapper Emicida, na canção em conjunto com as cantoras Majur e Pabllo Vittar, expressam o sentimento de luta que a conquista de um diploma envolve. Mas no último dia 11 de fevereiro, o sentimento que ecoou no coração dos agora formandos foi o de alegria. Ao todo, 201 alunos colaram grau e concluíram essa primeira etapa do ensino superior. Confira nesta matéria detalhes de um evento muito aguardado por todos eles.
O “eles” no parágrafo acima engloba também os docentes, que compartilharam ao longo dos semestres não apenas conhecimento, mas ainda histórias e o anseio de verem os alunos alcançarem vitórias, como dito por Paula Brasil: “Agradeço aos professores e alunos por essa construção coletiva tão maravilhosa que é a realização do sonho deles e também a realização do meu sonho”. A coordenadora e os docentes de Arquitetura e Urbanismo celebravam naquele dia a formatura da primeira turma, daqueles que agora estarão em diferentes ocupações no mercado de trabalho. E se acaso o medo vier, Paula advertiu: “Nessa jornada surge a insegurança e, às vezes, quando ela aparece, nos perguntamos como podemos controlá-la. Todos vocês absorveram muito conhecimento ao longo dessa jornada. Então, se porventura o temor surgir, não deixem que conduza a trajetória e a vida de vocês. Se projetem para além do medo, vocês são capazes”.
A coordenadora lembrou aos formandos tópicos essenciais para toda a vida. “O conhecimento não é estático, portanto, nunca deixem de se atualizar, de estudar, de se aprimorar e nunca esqueçam de algo muito importante: de serem felizes”. Felicidade essa que inundava os corações também dos familiares ali presentes, como Lucia, Reinaldo e Junia. “Durante a caminhada nós passamos por um tempo difícil no mundo todo, mas, graças a Deus, ele conseguiu concluir o curso. É uma alegria muita grande para nós, um orgulho”, celebrou Lucia, mãe do egresso Lucas Bezerra de Melo. O mesmo sentimento fez com que Reinaldo, marido de Lucia e pai de Lucas, elevasse a voz no Centro de Convenções Irmão Amadeu para homenagear seu caçula. Antes do filho realizar o juramento, quando um formando de cada curso vai até o púlpito e promete seguir os preceitos de sua profissão, Reinaldo fez questão de bradar: “Ele não está sozinho, o pai dele está com ele”. O jovem formou-se pela Universidade La Salle de Canoas em Gestão Comercial, curso EAD com polo no Unilasalle. “Meu filho hoje se formou, com o mérito e o esforço dele, e já está fazendo outro curso no Unilasalle, o de Engenharia de Produção, presencial”, afirmou o pai do ainda lassalista.
A confiança de Lucas Melo no ensino iniciado há dois anos o fez escolher novamente a Rede La Salle para dar continuidade aos seus estudos. Confiança que as amigas e agora arquitetas, Santara Lima e Luiza Brainer também tiveram anos atrás, quando optaram por trocar de instituição. A escolha, segundo as meninas, valeu a pena. “Nós viemos de transferência de uma faculdade onde éramos só um número, chegamos aqui e fomos acolhidas. Descobrimos que realmente poderíamos vivenciar a faculdade com amor e com respeito”, expressou Santara. A amiga de classe e para a vida, Luiza, ainda complementou: “Podemos dizer com propriedade que vivemos o Unilasalle, cada canto desse centro universitário, cada karaokê da Acolhida”.
As recém-arquitetas trilharam uma árdua estrada até a colação, pois cursar uma graduação requer determinação perante os vários desafios. Diante deles, o centro universitário tenta auxiliar os alunos durante a caminhada e, ao que parece, essa parceria tem dado certo. “O Unilasalle é uma faculdade que acolhe, ela te abraça e te diz: ‘Olha, vai ser difícil, mas você vai conseguir. Você vai ter o melhor ensino, os melhores recursos. Será difícil, mas você vai conseguir da melhor forma possível’. E aconteceu tudo como deveria ser”, reiterou Santara. Ela ainda compartilhou com a jornalista a semente que foi plantada ao longo da graduação e que as amigas desejam germinar por toda a vida, dentro e fora do âmbito pessoal: “Esperamos manter esse olhar humano que trabalhamos aqui, de cultivar o bem, contribuir para a sociedade, pois foi esse o espírito lassalista que aprendemos”.
As recém-formadas, Luiza e Santara
Oportunizar a educação de qualidade é uma das missões baseadas nos ensinamentos de São João Batista de La Salle, que iniciou suas atividades tornando a aprendizagem uma realidade para quem não tinha acesso a ela. Ação semelhante é vista na parceria público-privada estabelecida entre o Unilasalle e a cidade de Maricá. O programa Passaporte Universitário possibilita que alunos maricaenses possam se graduar tendo os estudos custeados pela prefeitura. Na colação do dia 11 de fevereiro, os primeiros alunos beneficiados puderam se formar.
Adriana Costa, Secretária de Educação de Maricá, juntou-se à reitoria e aos docentes naquela manhã para celebrar com os alunos e seus familiares esta primeira conquista. “Hoje me orgulho em presenciar todos vocês não mais com a blusa branca do Passaporte Universitário, e sim, de beca. Agradeço imensamente ao Unilasalle por ter acreditado no nosso programa, pois se vocês não tivessem acreditado, hoje nós não estaríamos aqui comemorando. Agradeço também a vocês, estudantes, por terem confiado que o Passaporte Universitário faria a diferença em suas vidas, nas de tantas famílias e na nossa cidade. Obrigada por acreditarem que através da educação transformamos uma cidade, um estado e todo o nosso país”, discursou para todos ali presentes.
Na foto, a Secretária de Educação de Maricá, Adriana Costa
Agora, os não mais alunos estão prontos para pôr em prática os anos de formação que os preparam até este momento. Que a fúria da beleza do sol, cantada por Emicida, permeie o cotidiano deles para os novos desafios que virão.
Por Maria Eduarda Barros / Revisão: Luiza Gould
Fotos: Asa 1000 Fotografias
Ascom Unilasalle-RJ