Menu

Professores do Unilasalle-RJ apresentam trabalhos no Congresso Mundial de Educação Lassalista

Como um velho conhecido, o México proporciona no álbum de memórias dos lassalistas niteroienses fotos marcantes. Em 2016, por exemplo, o país recebeu alunas intercambistas no La Salle Summer Program, programa de verão da Rede. No ano seguinte, era a vez de docentes do Unilasalle-RJ desembarcarem por ali para o Congresso de Educação Lassalista Latino-americano. Mas tanto cuidado a cada nova visita é retribuído à altura. No ano passado, semana voltada ao país o homenageou, e o centro universitário foi morada por duas semanas para 14 jovens mexicanos na edição brasileira do Summer Program. Na nova página do álbum, preenchida entre os dias 14 e 16 de março de 2019, estão as imagens da participação dos docentes da IES no Congresso Mundial de Educação Lassalista, organizado pela Universidad La Salle México.

Desta vez, foram 15 os professores que viajaram, para a apresentação de 14 trabalhos. E por trás do mote do congresso estão os 300 anos do legado de São João Batista de La Salle, celebrados este ano por ocasião dos três séculos da morte do educador, como sintetiza a professora Denise Salles, coordenadora de pesquisa no Unilasalle-RJ: “O Congresso Mundial de Educação Lassalista quis celebrar esta herança, renovar o compromisso de nossa missão no mundo, e a esperança no futuro. A proposta congregou um debate acadêmico de perspectivas do futuro da educação com o relevante intercâmbio de práticas inovadoras e resultados de pesquisa”.

No caso do centro universitário, os trabalhos apresentados se referem às práticas que vem sendo implementadas na instituição, calcadas em metodologias ativas de ensino, no maior protagonismo do aluno no processo de aprendizagem e em sua autonomia.


Confira abaixo quem integrou a delegação e quais artigos os docentes produziram:

Delegação do Unilasalle-RJ no Congresso Mundial de Educação Lassalista

Palestras e apresentação de trabalhos marcaram o congresso, assim como a cultura. E se a mexicana é um dos grandes orgulhos do país, em cores e vida, a brasileira não fica atrás. Com a continuidade do convênio entre o Museu Universitário De La Salle (MiMuseo), da Universidad de Bajío, e a Galeria de Arte La Salle, a coordenadora Angelina Accetta levou na mala a mostra Arte brasileña: cultura, expresión y diálogo, com um compilado de obras dos artistas niteroienses Aline Miguel, Bê Sancho, Cândida Boechat, Carlos Helio (CHA), Denise Berbert, Dimitrius Borja, Luiz Bhering, Otilia Lupi, Renato Neves, Rodrigo Pedrosa, Sandro Cabral e Sandro Silveira. Antes de ser entregue ao MiMuseo, o acervo ficou exposto na Universidad La Salle México, por ocasião do evento acadêmico.

Por Luiza Gould

Ascom Unilasalle-RJ

Entre em Contato