- Professores do Unilasalle-RJ apresentam trabalhos no Congresso Mundial de Educação Lassalista
- Delegação do Unilasalle-RJ no Congresso Mundial de Educação Lassalista
Como um velho conhecido, o México proporciona no álbum de memórias dos lassalistas niteroienses fotos marcantes. Em 2016, por exemplo, o país recebeu alunas intercambistas no La Salle Summer Program, programa de verão da Rede. No ano seguinte, era a vez de docentes do Unilasalle-RJ desembarcarem por ali para o Congresso de Educação Lassalista Latino-americano. Mas tanto cuidado a cada nova visita é retribuído à altura. No ano passado, semana voltada ao país o homenageou, e o centro universitário foi morada por duas semanas para 14 jovens mexicanos na edição brasileira do Summer Program. Na nova página do álbum, preenchida entre os dias 14 e 16 de março de 2019, estão as imagens da participação dos docentes da IES no Congresso Mundial de Educação Lassalista, organizado pela Universidad La Salle México.
Desta vez, foram 15 os professores que viajaram, para a apresentação de 14 trabalhos. E por trás do mote do congresso estão os 300 anos do legado de São João Batista de La Salle, celebrados este ano por ocasião dos três séculos da morte do educador, como sintetiza a professora Denise Salles, coordenadora de pesquisa no Unilasalle-RJ: “O Congresso Mundial de Educação Lassalista quis celebrar esta herança, renovar o compromisso de nossa missão no mundo, e a esperança no futuro. A proposta congregou um debate acadêmico de perspectivas do futuro da educação com o relevante intercâmbio de práticas inovadoras e resultados de pesquisa”.
No caso do centro universitário, os trabalhos apresentados se referem às práticas que vem sendo implementadas na instituição, calcadas em metodologias ativas de ensino, no maior protagonismo do aluno no processo de aprendizagem e em sua autonomia.
Confira abaixo quem integrou a delegação e quais artigos os docentes produziram:
Docentes do Unilasalle-RJ
Artigos:
“An experience in Design Thinking with teachers and students at Unilasalle/RJ”
“Talking about inclusion in Institutions of Higher Education (HEI) in Brazil”
Coordenador adjunto do curso de Direito
Artigo:
“School Mediation: an alternative way of resolving conflicts of life”
Coautoria com Lorraine Nogueira e Tatiana Trommer
Coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura
Artigos:
“La mujer en la asociación para la misión educativa lasallista: ecos del Simposio de La Mujer Lasallista en America Latina”
“Interculturalidad e internacionalización en la Red La Salle: una experiencia Brasil-México de intercambio cultural”
Coautoria com Denise Salles
“La formación cultural como camino posible de reafirmación de identidades locales y regionales: la experiencia de la Unilasalle Rio de Janeiro Brasil y la Universidad La Salle México”
Coautoria com Cesar Ornellas
Coordenadora de Pesquisa
Artigos:
“Interculturalidad e internacionalización en la Red La Salle: una experiencia Brasil-México de intercambio cultural”
Coautoria com Angelina Accetta Rojas
“Las nuevas directrices curriculares de Unilasalle-RJ: La Actividad Integradora como práctica generadora de conocimiento centrada en la autonomía y protagonismo del alumno”
Coautoria com Jardelino Menegat e Ronaldo Curi
“Metodologías activas en el curso de Administración: El cambio del protagonismo”
Coautoria com Marcos Figueiredo e André Parreiras
“Oficina de Mediación, Conciliación y Arbitraje como práctica educativa transformadora: herramienta de humanización del profesional del Derecho”
Coautoria com Mariana Macahyba Marun e Tatiana Trommer
Coordenadora do curso de Ciências Contábeis
Artigo:
“Resultados da aplicação prática da metodologia ativa: o uso da técnica ‘Peer Instruction’ na disciplina Matemática I do curso de Ciências Contábeis do Unilasalle-RJ”
Coautoria com Daniela Maiolino
Pró-reitor Administrativo
Artigo:
“Como professores e alunos motivados têm contribuído para a excelência do curso de Sistemas de Informação no Unilasalle-RJ”
Coautoria com Márcia Sadok
Reitor
Artigo:
“Las nuevas directrices curriculares de Unilasalle-RJ: la Actividad Integradora como práctica generadora de conocimiento centrada en la autonomía y protagonismo del alumno”
Coautoria com Denise Salles e Ronaldo Curi
Docente do Unilasalle-RJ
Artigo:
“Ética profissional e comunidade: uma aprendizagem prática”
Coautoria com Livia Ribeiro de Araújo Braga
Coordenadora do Setor de Ação Comunitária
Artigos:
“First Human Rights’ Week – Unilasalle/RJ: transforming educational practice”
“Proyecto de Vida: un camino para ser”
“Ética profissional e comunidade: uma aprendizagem prática”
Coautoria com Juliana Jomori
Docente do Unilasalle-RJ
Artigo:
“Mediation: an alternative way of resolving conflicts of life”
Coautoria com André Miranda e Tatiana Trommer
Coordenadora do curso de Sistemas de Informação
Artigo:
“Como professores e alunos motivados têm contribuído para a excelência do curso de Sistemas de Informação no Unilasalle-RJ”
Coautoria com Hugo Amazonas
Docente do Unilasalle-RJ
Artigo:
“Oficina de Mediación, Conciliación y Arbitraje como práctica educativa transformadora: herramienta de humanización del profesional del Derecho”
Coautoria com Tatiana Trommer e Denise Salles
Coordenador do curso de Administração
Artigo:
“Metodologías activas en el curso de Administración: El cambio del protagonismo”
Coautoria com André Parreiras e Denise Salles
Palestras e apresentação de trabalhos marcaram o congresso, assim como a cultura. E se a mexicana é um dos grandes orgulhos do país, em cores e vida, a brasileira não fica atrás. Com a continuidade do convênio entre o Museu Universitário De La Salle (MiMuseo), da Universidad de Bajío, e a Galeria de Arte La Salle, a coordenadora Angelina Accetta levou na mala a mostra Arte brasileña: cultura, expresión y diálogo, com um compilado de obras dos artistas niteroienses Aline Miguel, Bê Sancho, Cândida Boechat, Carlos Helio (CHA), Denise Berbert, Dimitrius Borja, Luiz Bhering, Otilia Lupi, Renato Neves, Rodrigo Pedrosa, Sandro Cabral e Sandro Silveira. Antes de ser entregue ao MiMuseo, o acervo ficou exposto na Universidad La Salle México, por ocasião do evento acadêmico.
Por Luiza Gould
Ascom Unilasalle-RJ