- Conquistar melhores vagas e salários são só alguns dos vários motivos para investir na qualificação. Confira!
Você já se perguntou por que fazer uma pós-graduação? Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, não basta ter apenas um diploma de ensino superior, é necessário se especializar.
Além das melhores oportunidades de trabalho, um curso de pós-graduação pode trazer muitas outras vantagens. Por isso, listamos 10 motivos para você fazer pós-graduação. Continue lendo e saiba quais são!
Na graduação, você tem acesso a uma visão geral sobre o mercado de trabalho da sua área de formação. Porém, não há tempo hábil para se aprofundar em cada uma das possibilidades.
Nesse sentido, a pós-graduação lato sensu é uma ótima opção, pois você consegue ampliar seus conhecimentos em uma área específica, com a qual tenha mais afinidade. Além disso, as aulas são voltadas para as necessidades do mercado de trabalho, o que proporciona uma visão mais clara sobre como é a atuação do profissional da área no dia a dia.
Um argumento importante para você investir em uma pós-graduação é o aumento significativo do salário. Segundo uma pesquisa do site VAGAS, 70% das oportunidades de emprego para pessoas que possuem pós-graduação são para atuar em cargos de nível pleno, sênior ou em supervisão e coordenação de empresas.
Dessa forma, os cargos mais estratégicos e, consequentemente, melhor remunerados são destinados para aqueles que possuem uma especialização na área.
Ao se qualificar e obter novos títulos, é inevitável que você se torne um colaborador de peso para a instituição na qual trabalha. Afinal de contas, o seu conhecimento pode ajudar a resolver problemas em diversas áreas, traçar medidas de contenção e aplicação de recursos, entre muitas outras possibilidades.
Com uma participação maior nos processos da empresa, sejam eles estratégicos ou do dia a dia, as chances de uma progressão de cargo aumentam. Afinal, você estará buscando mais qualificação e mostrando, na prática, como esses conhecimentos podem ser aplicados para melhorar os resultados da empresa.
A pós-graduação também funciona como uma porta que permite que você explore segmentos da sua profissão com os quais não teve experiência até então. Por exemplo, se você se formou em Psicologia e sempre trabalhou na área clínica, mas quer mudar a carreira e vivenciar novos ares, pode fazer uma especialização em Psicologia Forense e Jurídica ou Psicologia do Esporte para alcançar esse objetivo.
Além da possibilidade de se especializar, você pode se atualizar em relação à sua profissão. Isso acontece porque, durante as aulas, são debatidas de forma crítica as novidades do meio e como isso impacta o seu trabalho. Também são feitas projeções das tendências no meio profissional para os próximos anos.
Dependendo da graduação, há muita teoria. Já na pós-graduação lato sensu, as aulas abordam as questões vividas na prática dentro do mercado de trabalho. Assim, esse é o momento para aprender por meio de cases de sucesso, aprofundando e direcionando os conteúdos para que possa aplicá-los dentro do seu ambiente de trabalho.
Nem sempre gostamos da área em que trabalhamos. Isso acontece por diversos motivos, como um erro na escolha da carreira, a monotonia ou o desânimo depois de executar a mesma função repetidamente.
Entretanto, mudar de carreira pode ser uma missão difícil. Muitas vezes, é preciso desenvolver novas competências sem abandonar o seu trabalho atual, que serve como fonte de renda durante essa mudança. Buscar uma graduação para fazer isso é difícil, já que a formação demanda muito tempo e investimento financeiro.
É na pós-graduação que o profissional consegue definir uma área específica de atuação, tornando-se um especialista no assunto e garantindo mais chances de sucesso na disputa por vagas.
Já para quem quer mudar de emprego e conquistar ofertas de trabalho em grandes companhias ou até mesmo em empresas estrangeiras, fazer pós-graduação pode ser um grande ás na manga. Basta ter em mente que ela fortalece o seu currículo e o valoriza como profissional, uma vez que você não se acomodou após se graduar e segue investindo na própria qualificação.
Ao fazer uma pós-graduação, você começa a conviver com pessoas que possuem os mesmos interesses dentro do seu campo profissional. Assim, é possível ampliar sua rede de contatos, o famoso networking.
Essa convivência é excelente para se fazer conhecido no mercado, além de gerar uma oportunidade de troca de experiências.
Muitas pessoas querem se dedicar à Academia, mas não fazem ideia por onde devem começar. O caminho mais promissor é escolher uma pós-graduação stricto sensu (categoria que abrange mestrado e doutorado).
Gostou do conteúdo? Saiba que o Unilasalle tem diversos cursos de pós-graduação, nas mais variadas áreas. Conheça as opções e escolha a sua!